Ilheense acusa Itacaré de discriminá-lo; secretário rebate: o controle é total
Morador que pediu para não ser identificado pelo Jornal Bahia Online, acusou ter sido impedido de entrar, nos últimos dias, em Itacaré pelo fato de ser de Ilhéus, município com um número significativo de casos positivos do Covid-19. Em Itacaré nenhum caso foi registrado até o momento. Atribue-se parte desta segurança à rígida ação de fiscalização feita pela prefeitura local, nos principais acessos à cidade turística. Em contato com o jornalista Ed Camargo, Secretário de Comunicação da Prefeitura, ele negou que este direcionamento esteja ocorrendo apenas como moradores de Ilhéus.
"A informação dele procede em parte. As pessoas de outras cidades que venham para realizar alguma atividade de urgência, estão liberadas. Mas vindas para se hospedar, ir à praia, fazer turismo ou outra atividade, não podem mesmo entrar não. Independente de ser de Ilhéus ou de outro município", informou. De acordo com o jornalista, a medida é de fechamento das entradas mesmo. Pra entrar todos tem que sair dos carros, os veículos passam por uma desinfecção e as pessoas deixam os nomes e é testada a temperatura. Um por um, 24 horas.
Para manter controle e segurança, as pessoas necessitam apresentar comprovante de endereço, placas de carro e passar por uma entrevista para falar das referências. "Todos são obrigados a descer dos carros, falar o motivo da entrada, se for da cidade, para onde foi e o que foi fazer", informa Ed Camargo.
Perguntado especificamente sobre a condição de acessibilidade do ilheense, Ed afirmou que "um morador só vai para outra cidade com uma finalidade, devidamente comprovada. Fora isso, não tem motivos, já que a orientação é Fique em Casa. Já o turismo, não tem motivos pra vir, já que as praias estão interditadas, os bares, restaurantes e pousadas, todos fechados e fiscalizados". E questionou: "o que as pessoas de outras cidades vêm fazer mais em Itacaré? E o que as pessoas de Itacaré vão fazer em outras cidades com o comércio fechado? Justificando, entra sim", garantiu.